Sensacional!
O comportamento humano é adaptável e nossos sentimentos são externalizados de acordo com alguns elementos que constituem a identidade de cada povo em todos os cantos do planeta. O meio em que vivemos, as tradições que nos são transmitidas ao longo da vida, interferências externas que por inúmeros motivos possam ter mudado radicalmente os costumes de todo um país... Tudo isso de fato é o que torna especial cada tribo, cada área geográfica habitada, todos os povos. Apesar disso, saber que somos únicos como indivíduos, e que por isso todo estímulo a que somos submetidos e suas posteriores reações e consequências só podem ser agrupadas de forma imperfeita e superficial, nos dá a dimensão da importância que cada um de nós possui.
É natural, entretanto, que alguns sentimentos sejam universais e pouco transmutáveis, e são esses sentimentos os responsáveis pela ainda existente unidade planetária que, embora frágil, ainda nos mantém como seres que agem em conjunto pelo bem de nosso ambiente aqui na Terra.
Tenho certeza de que a paixão e a dor que Pablo transmite nesta letra podem ser encontradas tanto na Bahia, onde foi criado o arrocha, quanto em um pequeno vilarejo de 8.553 pessoas no sudeste do Afeganistão.
Quem nunca se sentiu perdido e desamparado com o término de uma relação?
Quem nunca se sentiu sem chão diante da dura realidade que é continuar a vida sem a pessoa amada?
Quem nunca teve como maior desejo apenas ter mais uma chance de encostar nariz com nariz com quem a gente gosta e fazer bilu bilu?
Pois é isso que Pablo nos dá.
O arrocha é a condensação dos sentimentos mais universais expostos de um ponto de vista extremamente regional.
A meu ver Fernando Fontanella é muito feliz quando afirma que "o imaginário do belo sempre é pensado pelas instituições da hegemonia dentro de uma legitimação dos grupos dominantes".
Sendo assim, só resta a marginalização a esses gênios que lidam com a essência do mais profundo e abrangente, e que por não pertencerem a grupos específicos e nem terem sido submetido aos rigores e rituais de uma formação musical tradicional, se veem destinados a estigmas e considerados muitas vezes como artistas menos qualificados em relação a outros que se encaixam em perfis estabelecidos.
Observe a letra de “vivo sonhando”, composição de Tom Jobim, reproduzida abaixo. Repare que apesar de tratar dos mesmos sentimentos observados em “bilú bilú” a aceitação de Tom Jobim é muito maior do que a de Pablo. E em nenhum momento, desde o surgimento e consagração do maestro, houve qualquer tipo de crítica que pudesse colocar em dúvida a autenticidade e qualidade da obra do mesmo.
Vivo sonhando (Tom Jobim)
"Outra vez
Sem você
Outra vez, sem amor
Outra vez
Vou sofrer
Vou chorar
Até você voltar
Outra vez
Vou vagar
Por aí
Pra esquecer
Outra vez
Vou falar
Mal do mundo
Até você voltar
Todo mundo me pergunta
Porque ando triste assim
Ninguém sabe o que é que eu sinto
Com você longe de mim
Vejo o sol quando ele sai
Vejo a chuva quando cai
Tudo agora é só tristeza
Traz saudade de você
Outra vez
Sem você
Outra vez
Sem amor
Outra vez
Vou falar mal do mundo
Até você voltar
Até você voltar
"Bilú bilú
Atenda
Escute um pouco
Me entenda
Eu sei que o povo comenta
A nossa separação
Amor
É fato
Ando sofrendo calado
Escute o meu desabafo
Eu quero te falar
Mas eu juro que eu queria aquele olhar de perdão
No ar
Como criança em seus braços
Eu me sinto um rei de sangue azul
Gosto quando encosta em meu nariz e faz
Bilu Bilu Bilu Bilu
Quando estou em seu abraço
Eu me sinto um rei de sangue azul
Cola agora sua boca em mim e faz
Bilu Bilu Bilu Bilu
Sem você não chego a lugar nenhum
Meu Bilu Bilu Bilu Bilu
Vou te levar a sério
O nosso amor não é comum
Meu Bilu Bilu Bilu Bilu
Me dê mais uma chance
Prometo não ser mais um
Meu Bilu Bilu Bilu Bilu"
Nenhum comentário:
Postar um comentário